>

ERA UMA VEZ O CINEMA


A Dama Oculta (1938)

cover A Dama Oculta

link to A Dama Oculta on IMDb

País: Inglaterra, 96 minutos

Titulo Original: The Lady Vanishes

Diretor(s): Alfred Hitchcock

Gênero(s): Filme-Noir, Mistério, Suspense

Legendas: Português,Inglês, Espanhol

Tipo de Mídia: Cópia Digital

Tela: 16:9 Widescreen

Resolução: 1280 x 720, 1920 x 1080

Avaliação (IMDb):
star star star star star star star star star star
7.8/10 (43830 votos)

DOWNLOAD DO FILME E LEGENDA

PRÊMIOS star star star star star

New York Film Critics Circle Awards

Best Director - Alfred Hitchcock

Sinopse: No início do filme, somos apresentados aos personagens da história. Diversos personagens, figuras interessantes, curiosas, peculiares.

Há os dois cavalheiros tipicamente ingleses, Caldicott (Naunton Wayne) e Charters (Basil Radford, na foto acima), amigos que viajam juntos e estão preocupadíssimos em voltar o mais rapidamente possível para a Inglaterra, para assistir a um importante jogo de críquete. Não têm reservas no hotel, e o gerente Bóris só poderá oferecer para eles o quarto de uma empregada, Anna – com o detalhe de que Anna, uma loura grande, carnuda, terá que usar o quarto para trocar de roupa. O detalhe deixa os cavalheiros profundamente incomodados.

Detalhe importante: Bóris fala com Anna em alemão. Aliás, os moradores do local falam em alemão.

Há o casal inglês que faz de tudo para não ser visto, para passar despercebido, o sr. e a sra. Todhunter (Cecil Parker e Linden Travers). Veremos que são um casal de adúlteros – os dois são casados, não entre si, mas com outros cônjuges. Ela crê que ele vai se divorciar da mulher; ele demonstrará que não fará esforço algum para isso, alegando que a esposa não concordará em conceder o divórcio.

Há a jovem milionária americana, Iris Henderson (Margaret Lockwood), herdeira de uma fortuna amealhada pelo pai com uma indústria da área de alimentos. O pai faz o maior gosto com o casamento que ela tem marcado com um nobre inglês, Charles. Já a própria Iris demonstrará que seu interesse pelo noivo não é lá grandes coisas, como se dizia em Minas. Iris está acompanhada por duas amigas, e o gerente Bóris faz todas as vontades delas.

Os dois cavalheiros ingleses reparam nesse fato, que um deles define como sendo resultado do “almighty dollar”, o dólar todo-poderoso. (Dezenas e dezenas de filmes e livros mostram histórias de milionários americanos em viagem pelo Velho Mundo nas primeiras décadas do século XX, gastando fortunas do almighty dollar.)

Há aquela senhorinha inglesa idosa, simpática, afetuosa, total gracinha, Miss Froy (Dame May Whitty), que conta ter vivido naquele país (cujo nome jamais é dito) durante seis anos, como preceptora e professora de música de um garoto rico. Ele cresceu, e ela agora está iniciando a viagem de volta para a Inglaterra.

E há Gilbert, o musicólogo (Michael Redgrave), que está no país recolhendo canções tradicionais e registrando os passos das danças folclóricas.

Na noite do primeiro dia mostrado no filme, após o jantar – enquanto os dois cavalheiros ingleses estão apertados na cama da empregada carnuda, Miss Froy, da janela de seu quarto no hotel, ouve uma canção tocada por um flautista na rua, e a jovem Iris tenta dormir –, no andar de cima Gilbert presta atenção aos movimentos de três pessoas do lugar que executam passos da dança folclórica e faz anotações para um livro que está escrevendo.

Iris e Miss Froy ficam se conhecendo naquele momento, por causa do sujeito maluco que faz três pessoas dançarem no andar de cima, o teto do quarto delas tremendo, balançado.

Iris usa seu poder de persuasão para fazer o gerente Bóris expulsar do quarto do andar de cima o hóspede barulhento. Enxotado de seu quarto, Gilbert invade o da milionária americana e ameaça dormir ali mesmo. É ódio à primeira vista.

Mocinha e mocinho que se odeiam à primeira vista no início da trama. Poule de dez que no final ficarão juntos.

 

Elenco: